5 meses e o bendito platô!

Oi pessoas,

e enfim completei 5 meses de cirurgia, confesso que agora estou beeeeem mais habituada a nova alimentação, já aprendi o que me faz bem, o que me faz mal, e o que eu posso e quando posso comer certos alimentos.

Isto tudo é muito individual, e a nova alimentação é um aprendizado diário, por exemplo, eu criei uma pequena intolerância a leite e alguns iogurtes, é tomar e enjoar na hora, por isto cortei, pelo menos por enquanto, o leite da minha alimentação e substitui por queijos tipo branco e polenguinho, e o iogurte sei que posso tomar as vezes, dependendo do dia ele desce bem ou não.

Doces tbm são um caso a parte, tem dias que tenho dumping se comer alguma coisa que não seja light ou até mesmo com produtos light, outros dias consigo ingerir um docinho sem problemas, mas o legal é que passando mal ou não a vontade de ingerir doces diminuiu mto! E quando sinto vontade me sacio com muito pouco! Amando isso!!!

Pausa para explicar o que é dumping: “É uma complicação comum após a cirurgia bariátrica e faz com que ocorra a passagem do conteúdo gástrico que está no estômago para o intestino de forma muito rápida.Pode causar sonolência, fraqueza, náuseas, cólicas intestinais, desmaios e diarreia, após a pessoa ter se alimentado. Entretanto, nem todos têm a mesma reação e os sintomas variam de um paciente para o outro. O tratamento dever ser feito com base em uma dieta alimentar e a criação do hábito de descansar após as refeições para atrasar o esvaziamento estomacal.” 

E eu tenho dumping com facilidade, então tento evitar o máximo alimentos que sei que irão desencadear os sintomas.

Continuando, uma coisa que muita gente me pergunta, é se consigo comer sem problemas carne bovina, e eu confesso que agora que comecei a me dar bem com ela, depois de muitos problemas, pois com carne ocorre muito mais facilmente um “entalo”, que é quando a comida fica parada no esôfago, acho que por ser mais dura e com maior necessidade de mastigar, e eu pessoa que há 25 anos só sabia dar uma mastigadinha e engolir tive dificuldades em me adaptar, agora eu e a carne bovina nos damos muito bem, e meu cabelo agradece muito!

Bem, mas como era de se esperar que algum dia isto fosse ocorrer, eu desde o início do ano estou com dificuldades para perder peso, é o bendito platô, que assombra todas as pessoas que fazem dieta, seja gastroplastizado ou não!

Para quem não sabe o platô, eis uma explicação básica:

“O efeito platô acontece porque o corpo não pode ficar perdendo peso indefinidamente… pelo menos é assim que“pensa” o cérebro ao notar que estamos emagrecendo.Quando fazemos dietas e exercicios ,o nosso corpo tende a se adaptar ao aumento de atividades e redução das calorias ingeridas,para que, na interpretação natural do cérebro, não continuemos emagrecendo até a morte!E quando isso acontece não funciona, reduzir ainda mais a quantidade de calorias ingeridas pois a partir de um certo ponto o corpo começa a lutar contra a falta de energia disponível e o metabolismo fica cada vez mais lento. Comer menos é um verdadeiro tiro no pé!   Não dá certo, pois o corpo novamente se adapta rapidamente ao novo nível calórico para evitar a morte por inanição,resumido essa é uma luta contra o nosso corpo,pois ele vai sempre querer que você esteja com o maior peso que já teve,e dizem que quando perdemos peso temos que passar pelo menos doze meses com o peso novo para o nosso corpo aceitar aquele novo peso ,como o peso correto.”

Tendeu?! E pensa se eu tonta aqui não diminui a quantidade de calorias ingeridas pra tentar mudar a situação, durr!! Enfim, depois vi que não era bem por ai e segui outro caminho, voltei a comer normal e academia ( eu já estava fazendo, mas tentei aumentar os exercícios aeróbicos, para queimar mais!). E ufa, e ontem após esta árdua luta contra a balança constatei que perdi 2kgs de uma vez! Vitória!!!

E para quem já passou por isso, ou que faz dieta e provavelmente passará por esta situação, seguem algumas dicas preciosas:

A solução então é intensificar de tempos em tempos a queima de calorias – e é importante mencionar: sem mudar a dieta! Alguns profissionais aconselham quebrar o platô fazendo a pessoa pegar pesadíssimo na musculação, o que gera uma reação catabolica violenta no organismo e passa a fazer o corpo começar a queimar gordura de novo.E para isso precisamos estar numa academia ,a onde teremos ajuda de um profissional e todos os aparelhos necessários .Uma opção para quem não gosta da musculação e não quer pegar pesado é apostar nos exercícios cardio.

Atividades cardio vasculares intensas quebram também o marasmo em que o corpo se encontra forçando-o a queimar mais calorias até que ele se acostume de novo com o ritmo! Se em sua rotina deemagrecimento você está fazendo caminhada ou qualquer outra atividade cardio vascular leve, no momento em que você começar a intensificar os batimentos cardíacos seu corpo sairá do platô. Isso funciona !Se você não pratica  nenhuma atividade desse tipo, pense nas seguintes atividades: natação, pular corda, corrida, spinning, escada (subir e descer ou o equipamento na academia que imita o movimento de subir escada), elíptica e a propria caminhada desde que feita de maneira intensa com velocidade. O objetivo é sair do feijão com arroz da atividadezinha devagar e tranqüila e fazer o coração bater rápido por pelo menos 28 minutos, 3 vezes por semana. Já na primeira semana você verá resultados.

Se você não consegue manter uma atividade cardio  acelerada por esse tempo,não fique triste existe outra solução.O treinamento por intervalo é a melhor forma.No treinamento de intervalo, você dá um gás imenso na atividade elevando seus batimentos cardíacos até a exaustão, daí você reduz, não pára, mas descansa, novamente então mais um pico em que você puxa até não agüentar mais, depois reduz de novo e assim vai, até o esgotamento da sua capacidade de realizar os picos de intensidade.Devo mencionar que o treinamento de intervalo não é indicado para pessoas que estão muito acima do peso ou que tenham dificuldades para se engajar em atividades intensas. Para quem está muito acima do peso, caminhada é o ideal até que seja atingido um peso que permita atividades mais intensas. Para quem não está acostumado com atividades de alto impacto ou que exijam muita capacidade cardíaca e respiratória, o ideal é natação e escadas (escadas fazem milagres!).Queimar calorias de maneira eficiente,exige planejamento e compromisso com seus próprios objetivos e,o mais importante,escolha uma atividade que você goste de realizar. A atividade física regular é importante para auxiliar a perda de peso e manter um estilo de vida saudável,tenho visto muitas meninas preocupadas com a alimentação ,e devemos sim nos preocupar pois uma dieta equilibrada é importante para p processo de emagrecimento,mas acabam esquecendo de um grande trunfo a A.F!

A atividade física aumenta o numero de calorias que seu corpo usa e promove a perda da gordura corporal.Se incluirmos a atividade física em nosso plano de emagrecimento e tivermos disciplina com ela,iremos nos manter magras para sempre ,e é isso que todas queremos.Por isso não me canso de repetir feito uma vitrola quebrada ,’’PRECISAMOS TER DICIPLINA COM A ATIVIDADE FISISCA, ESSE É O SEGREDO DO EMAGRECIMENTO DEFINITIVO’’

Existi sim uma  formula infalível que é : Reeducação alimentar+atividade física+disciplina+superação

Gostaram?

E como não poderia deixar de faltar aquele antes e depois básico! só tem que atualizar esses números, pq agora já são 37,5kgs off!!! hehehehe

fla 5 meses

Pessoal, um beijo enorme pra vcs!!

Fonte: Rose Araujo Albuquerque – texto para o Grupo Redução de  Estômago no Facebook.

Cirurgia Bariátrica –  http://cirurgia-bariatrica.info/

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About comofaz2012

Sou feliz, sou sonhadora, sou mãe, sou divertida, sou mal humorada, sou curiosa, sou como você e diferente de você, sou mulher, sou eu mesma, mas não serei a mesma para sempre... simplesmente sou!!!

3 responses to “5 meses e o bendito platô!”

  1. Maria Faria says :

    Parabéns, vejo que você está super motivada, se adaptando, dando importância a atividade física. Meu caso não teve cirurgia, pois não posso, mas com reeducação, atividade, disciplina e muita força de vontade emagreci 30 kg em 5 meses. É muita felicidade, mas tem o outro lado que também deixa a gente um pouco desanimada na hora de escolher as roupas: a flacidez dos braços, ô tristeza que me dá quando olho no espelho esse braço. Mas mesmo assim, vale a pena. Bjs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: